RSS

Atividades para a familiarização da criança com a nova rotina e o estabelecimento dos novos laços afetivos com professores e novos colegas.

Olá queridos facilitadores!!!!

Seguem abaixo sugestões de atividades do nosso projeto de informática para desenvolver a familiarização da criança com a nova rotina e o estabelecimento dos novos laços afetivos com professores e novos colegas.

Vale a pena conferir!!!





Professor, 

Os alunos que iniciam o Ensino Fundamental se deparam com novas regras e limites na escola. Além disso, passam a vivenciar um espaço diferente, povoado de pessoas desconhecidas. A esse novo contexto, essas crianças têm de se adaptar. Entretanto, isso não depende exclusivamente de seus esforços, mas também da forma como a escola as acolhe e as ajuda a se adaptar ao novo espaço físico e às novas situações de interação.

Uma das principais formas de a escola ajudar na adaptação dos novos estudantes do Ensino Fundamental é acolhê-los de modo que se sintam seguros e confortáveis — física e emocionalmente. O profissional da instituição escolar diretamente responsável por isso é o professor.

Uma das maneiras de o professor ajudar as crianças a se sentirem mais confortáveis e seguras é por meio de atividades que envolvam:
  • o reconhecimento dos espaços físicos da escola;
  • a interação da turma;
  • a apresentação dos funcionários da escola (diretor, supervisores, secretários, professores etc.);
  • as regras da escola e da sala de aula.

Para isso, não há nada mais atrativo às crianças que o lúdico: o uso de jogos, criações com massa de modelar e com tinta, por exemplo.

Além da escola e do professor, os pais têm um importante papel na adaptação escolar. Ao conversarem seriamente com o filho antes do início das aulas, explicando-lhe como é a escola, os professores e por que ele está indo para lá, os pais facilitam a familiarização da criança com a nova rotina e o estabelecimento dos novos laços afetivos com professores e novos colegas.

No projeto Para Toda Vida você encontrará muitos recursos para desenvolver com os seus alunos nesse período. Confira as dicas a seguir!

Para desenvolver a interação usando o lúdico:
  • Quebra-Cuca > Quebra-cabeça > Juntando peças.
  • Quebra-Cuca > Quebra-cabeça > Montando as cores.
  • Quebra-Cuca > Atenção > Que som é esse?
  • Quebra-Cuca > Palavras cruzadas > Palavras de valor.
  • Mãos à Obra > Bem + antenado > Lápis > Diversão sem fronteiras.

Para tratar sobre o espaço escolar:
  • Mãos à Obra > Bem + juntos > Lápis > Cantinho da letras.
  • Mãos à Obra > Bem + juntos > Lápis > Toda criança tem.
  • Mãos à Obra > Bem + juntos > Apontador > Organização na escola.
  • Mãos à Obra > Bem + juntos > Borracha > Regras da sala.

Para reforçar as regras do grupo:
  • Quebra-Cuca > Trilha > Tudo tem hora.
  • Mão na Massa > Editor de apresentação > Tesoura > Todos seguem regras.

Para criar cartazes voltados ao ambiente da sala de aula:
  • Eu que fiz > Editor de HQ.
  • Mão na Massa > Crie o seu > Editor de apresentação.
  • Multimeios > Alfabeto > Construção de cartazes com as regras do grupo.
  • Multimeios > Relógio > Construção de cartazes com as regras do grupo.
  • ABCteca > Banco de imagens > Personagens > Construção de cartazes com as regras do grupo.
  • Mestreteca > Impressões > Personagens > Construção de cartazes com as regras do grupo.


Fala, Professor!
Relacionamento com o cliente Sem Fronteiras
Luciane Jamur / Assessora Pedagógica

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário