Bom dia, Facilitadores!!
Segue, abaixo, todas as sugestões de atividades propostas durante o Assessoramento dos dias 5 e 6 de Fevereiro!!
Tem muita coisa interessante!
Aproveite!!
Um abraço!!
Patrícia Gueno
Facilitadores (as): Josiane e
Patrícia
|
Escola (s): Padre Durval Secchi
|
Atividade proposta para o 3º
ano; 3ª semana
|
Nome da atividade: Regras da
Sala
|
Desenvolvimento:
- Na tela 3 utilizar o quadro
valor-lugar e material dourado.
- Na tela 4 realizar produção
de texto com os alunos.
- Dialogar com as crianças a
respeito das regras em casa, no laboratório e em diferentes lugares.
|
Facilitadores (as): Alicia
Landes e Luciane Fracaro
|
Escola (s): Ângelo F. Dalprá e
José F. P. Weigert
|
Atividade proposta para o 1º
ano; 2ª semana / Atividades na 4ª e na 7ª semana
|
Nome da atividade: De mãe para filha
|
Desenvolvimento:
- Realizar as atividades com os
alunos. No final propor a eles a confecção de um livro de receitas com
receitas da família.
- Propor o “Dia da Culinária”
na Escola.
- Na 4ª semana realizar
atividades com brincadeiras diversas.
- Na 7ª semana, aproveitando o
tema, promover na Escola uma Campanha de Doações.
|
Facilitadores (as): Rita e
Noeli
|
Escola (s): John Kennedy e João
Batista Stocco
|
Atividades propostas
para a 3ª e para a 7ª semana
|
Nome da atividade: ---
|
Desenvolvimento:
- Na 4ª semana debater sobre
Bullying com os alunos; conscientizá-los. Levá-los à reflexão e promover
produção de textos.
- Na 7ª semana, aproveitando o
tema, promover na Escola uma Campanha de Doações de alimentos para uma
família.
- Ainda na 7ª semana, debater
com os alunos sobre voluntariado e
esclarecer dúvidas sobre Organizações Não Governamentais.
|
Facilitadores (as): Wilmary,
Patrícia Barz e Viviane
|
Escola (s): Barão de Mauá,
Jucondo D’Agostin e João José Gasparin
|
Atividade proposta para o 2º
ano; 1ª semana
|
Nome da atividade: Viva a Água
|
Desenvolvimento:
- Feira de ciências;
- Utilizar o alfabeto móvel
para montar o nome das frutas;
- Salada de frutas;
- Falar sobre a importância da
água e da alimentação saudável;
- Confeccionar gráfico;
- Debater sobre culinária
alternativa e cardápio em casa.
|
Facilitadores (as): Magna e
Carmem, Liana e Elvira
|
Escola (s): Agripino João Tosin
, Padre Angelo Alegrini, Cristovão Colombo
|
Atividade proposta para o 5º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: Montando a
árvore
|
Desenvolvimento:
- Trabalhar os tipos de
família;
- Teatrinho dos tipos de
famílias;
- Montar a árvore genealógica
de cada aluno;
- confeccionar um livrinho com
assuntos das famílias;
- digitar uma entrevista com os
pais ou responsáveis com relação a dados sobre a família, seus costumes, origens, sonhos;
- fazer a entrevista e depois
disso confeccionar a árvore genealógica com os alunos;
- montar no corredor da escola
uma árvore com as árvores genealógicas de toda a turma.
|
Facilitadores (as): Sandra,
Edina e Eliane
|
Escola (s): Isolina Ceccon e
Pedro Viriato Parigot de Souza
|
Atividade proposta para o 3º
ano; 1ª semana
|
Nome da atividade: Tarefas
Domésticas
|
Desenvolvimento:
- através de um vídeo mostrar a
diferença entre trabalho infantil e ajuda dentro de casa;
- atribuir pequenas
responsabilidades para os alunos na escola e em casa;
- direitos e deveres dos pais e
filhos em casa;
- produção de texto, desenho,
teatrinho;
|
Facilitadores (as): Vera e Priscila
|
Escola (s): Barão de Mauá e
Monteiro Lobato
|
Atividade proposta para o 5º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: foto de
família
|
Desenvolvimento:
- trazer para a sala foto de
diferentes tamanhos, cores, formas, idade;
- montar uma exposição com as
fotos;
- montar exposição de
diferentes máquinas fotográficas;
- analisar diferenças entre
fotos e máquinas antigas e recentes;
- conversa sobre as fotos
tiradas e armazenadas em celulares, tablets, etc ;
- palestras com os pais a
respeito das fotos dos celulares, tablets, etc.
|
Facilitadores (as): Adriana e
Roseli
|
Escola (s): Jovino do Rosário e
Jardim das Flores
|
Atividade proposta para o 4º
ano; 1ª semana
|
Nome da atividade: cada um tem
a sua
|
Desenvolvimento:
- construção d alinha do tempo;
- livro sanfonado com a linha
do tempo;
- auxílio dos pais para contar
o que mais marcou na linha do tempo da criança;
- expor para os demais colegas
da escola e disponibilizar um tempo para que os colegas prestigiem a
exposição;
- montar a linha do tempo da
própria escola com a ajuda de todas as turmas;
|
Facilitadores (as): Ana Regina
e Regina
|
Escola (s): Jardim Guarujá e
Vitório Manoel Franceschi
|
Atividade proposta para o 1º
ano; 7ª semana
|
Nome da atividade:
|
Desenvolvimento:
- organizar com as turmas da
escola uma campanha de solidariedade;
|
Facilitadores (as): Rosimar,
Glaucy e Fernanda
|
Escola (s): Padre Durval Secchi
e Antônio Costa
|
Atividade proposta para o 5º
ano; 1ª semana
|
Nome da atividade: para o bem
estar
|
Desenvolvimento:
- convidar o dentista para
visitar a escola;
- artes: cartazes
- fazer com que os alunos do 5º
ano, após o estudo, tornem-se multiplicadores dos bons hábitos da higiene
bucal para toda a escola;
- organizar um teatrinho sobre
os bons hábitos de higiene;
- gráfico dos alimentos e
bebidas que mais contribuem para as cáries, para danos aos dentes;
|
Facilitadores (as): Rita, Maria
de Fátima, Salete, Alessandra e Aline
|
Escola (s): John Kennedy, Nossa
Senhora de Fátima, Angelo Alegrini e João José Gasparin
|
Atividade proposta para o 4º
ano; 3ª semana
|
Nome da atividade: Bulling
|
Desenvolvimento:
- interpretação da história da
aula;
- pedir para que os alunos
criem novas versões da mesma história;
- trabalhar o cyberbulling
através do material existente na mestre tecla;
- pesquisas em grupos sobre o
cyberbulling.
- mostrar para os alunos o que
fazer em caso de cyberbulling, como se defender;
- levar os alunos ao final da
aula a refletirem: como fica meu amigo, uma criança, um adulto que sofreu
cyberbulling, fazer com que se coloquem no lugar dessa vítima.
|
Facilitadores (as): Silmara e
Paola
|
Escola (s): Jardim Guarujá e
Presidente Castelo Branco
|
Atividade proposta para o 3º
ano; 3ª semana
|
Nome da atividade: Nome
diferente
|
Desenvolvimento:
- Confeccionar um livrinho com
a história do nome da criança;
- montar um acróstico com o
nome da criança;
- pesquisar o significado do
nome deles;
- desenho do autorretrato de
cada um;
|
Facilitadores (as): Luciane,
Cleuseli, Érica e Juliana
|
Escola (s): J.F. Weigert, Padre
Jones João Tíbolla, Ângelo Falavinha Dalprá e Heitor Villa Lobos
|
Atividade proposta para o 3º
ano; ª semana
|
Nome da atividade: Tarefas
domésticas
|
Desenvolvimento:
- organizar uma campanha de
arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e demais coisas para serem
distribuídos entre os alunos mais carentes da própria escola;
- aproveitar essa campanha para
trabalhar o conceito de desapego: o que é, como praticá-lo e qual o benefício
desse sentimento para seu interior;
- na atividade do quarto, onde
existem as questões a serem respondidas, organizar um gráfico com as
respostas;
- produzir escrita e oralmente
um texto sobre a situação de ter que dividir o quarto com o irmão(ã) ou
outras pessoas;
- propor que o aluno reflita e
discuta, apresentando ao professor e aos colegas o que ele pode fazer para
melhorar essas situações apresentadas na atividade.
|
Facilitadores (as): Giseli,
Marli e Caroline
|
Escola (s): Vitório Manoel
Franceschi, Antônio André Johnsson e Jardim das Graças
|
Atividade proposta para o 4º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: O tempo e a
família
|
Desenvolvimento:
- confeccionar um livro
relacionado com a família de cada um priorizando a parte escrita, imagem e
produção;
- montar uma exposição com os
livrinhos;
- confeccionar cartazes, linha
do tempo com fotos ou desenhos de cada um.
|
Facilitadores (as): Edlayne e
Maria Regina, Silvana Vasco, Maria Beatriz, Edna, Elaine
|
Escola (s): Arlindo Andretta,
Elvira Nodari, Jucondo D'agostin, Antônio Cavassin, Juscelino K.
|
Atividade proposta para o 1º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: De mãe para
filha
|
Desenvolvimento:
- pesquisar receitas que as
mães fazem e que as crianças mais gostam;
- trabalhar a questão da
participação dos meninos na cozinha e nas atividades domésticas;
- pesquisar uma receita
tradicional da família e anotar o nome de quem a faz ou fazia;
- compartilhar as receitas com
todos na sala, lendo e escrevendo;
- explorar a questão da
matemática presente nas medidas utilizadas nas receitas;
- investigar de onde essa
receita é originária e explorar a geografia;
- compor um mural com as
informações estudadas (receitas, dados geográficos e matemáticos);
- escolha ou sorteio de uma das
receitas apresentadas para que seja convidada a pessoa que a passou para o
aluno, para que venha fazer a receita junto com eles na escola;
- entrevista com esta pessoa;
- trabalhar as profissões
relacionadas a alimentos e bebidas.
|
Facilitadores (as): Liana e
Elvira
|
Escola (s): Cristovão Colombo
|
Atividade proposta para o 5º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: Montando a
árvore
|
Desenvolvimento:
- Confeccionar um livrinho com
a história do nome da criança;
- montar um acróstico com o
nome da criança;
- pesquisar o significado do
nome deles;
- desenho do autorretrato de
cada um;
|
Facilitadores (as): Andressa e
Deise
|
Escola (s): Imbuial da Roseira,
Severo Ribeiro e Agripino João Tosin
|
Atividade proposta para o 2º
ano; 6ª semana
|
Nome da atividade: mulheres na
área
|
Desenvolvimento:
- montar um gráfico das mães
que trabalham e qual o trabalho que desenvolvem;
- pesquisar mulheres que se
destacam no Brasil e no mundo;
- conversar e refletir com as
crianças qual o papel da mulher em diferentes locais: casa, igreja, ambiente
profissional, etc.
|
Facilitadores (as): Adriane ,
Priscilla e Danyelle
|
Escola (s): Santa Isabel e
Carlos Fontoura Falavinha
|
Atividade proposta para o 2º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: Tradições de
família
|
Desenvolvimento:
- explorar as 7 embalagens das
atividades com os preços;
- realizar operações
matemáticas e situações-problema com as embalagens e seus valores;
- confeccionar dinheirinho e
distribuir para os alunos e brincar de mercadinho com as embalagens;
- pesquisar receitas práticas
de liquidificador para montar um livro de receitas práticas que será entregue
na cozinha da escola para as merendeiras prepararem quando puderem;
- para a confecção da capa do
livro, organizar um concurso com todos os alunos;
- com os alunos maiores, colar
embalagens em uma folha e em outra folha eles irão ler a embalagem e
preencher as respostas com os dados do produto: empresa, data de validade,
matéria-prima, lote, modo de preparo, ingredientes utilizados, modo de uso,
imagens existentes, vitaminas, valor nutricional, etc;
- pode-se até mesmo, presentear
as mães com o livro das receitas práticas;
|
Facilitadores (as): Andresa e
Camile
|
Escola (s): Parque Monte
Castelo
|
Atividade proposta para o 4º
ano; 5ª semana
|
Nome da atividade: Websegura
|
Desenvolvimento:
- Após a atividade, discutir a
questão da segura na net.
|
Facilitadores (as): Daniele,
Dayany e Elaine
|
Escola (s): João Batista Stocco
e Juscelino Kubitscheck
|
Atividade proposta para o 4º
ano; 7ª semana
|
Nome da atividade: Por uma boa
causa
|
Desenvolvimento:
- Organizar uma campanha de
arrecadação e montagem de cestas básicas entre os alunos da escola que são
mais carentes;
- trabalhar pesos, medidas e
itens da cesta básica.
|
Facilitadores (as): Neorides,
Thaís e Débora
|
Escola (s): Parque Santa
Terezinha, Drª Zilda Arns e Jardim Ana Maria
|
Atividade proposta para o 3º
ano; 2ª semana
|
Nome da atividade: Muitas
histórias
|
Desenvolvimento:
- pedir para que só alunos
pesquisem histórias da família e compartilhem na sala;
- montar a árvore genealógica
dos alunos;
- montar maquetes sobre os tipos
de moradia;
- exposição das maquetes;
- pesquisar e trabalhar
brincadeiras antigas que os pais e familiares brincavam;
|
Facilitadores (as): Nair
Daniela
|
Escola (s): Drº Manoel Costa
Curta
|
Atividade proposta para todos
os anos
|
Nome da atividade: trabalhar a
partir do desenho dos personagens
|
Desenvolvimento:
- através dos desenhos dos
personagens, explorar a questão dos valores;
- trabalhar a questão de ser
diferente através da figura do Miguel, da Laila e dos outros também;
- refletir com os alunos como o
espaço da escola está organizado para receber e trabalhar com o diferente;
- propor aos alunos maiores
trabalhar com o altruísmo: o que é, como praticá-lo, que benefícios traz para
o interior de cada um.
- propor ainda aos alunos
maiores que ajudem, auxiliem durante algumas horas na semana uma sala de
alunos menores, por exemplo o pré II, o 1º ano em atividades que eles tenham
dificuldades;
|
0 comentários:
Postar um comentário