RSS

Atividades Propostas no Assessoramento dos dias 5 e 6 de Fevereiro

Bom dia, Facilitadores!!

Segue, abaixo, todas as sugestões de atividades propostas durante o Assessoramento dos dias 5 e 6 de Fevereiro!!

Tem muita coisa interessante!
Aproveite!!

Um abraço!!
Patrícia Gueno


Facilitadores (as): Josiane e Patrícia
Escola (s): Padre Durval Secchi
Atividade proposta para o 3º ano; 3ª semana
Nome da atividade: Regras da Sala
Desenvolvimento:
- Na tela 3 utilizar o quadro valor-lugar e material dourado.
- Na tela 4 realizar produção de texto com os alunos.
- Dialogar com as crianças a respeito das regras em casa, no laboratório e em diferentes lugares.

Facilitadores (as): Alicia Landes e Luciane Fracaro
Escola (s): Ângelo F. Dalprá e José F. P. Weigert
Atividade proposta para o 1º ano; 2ª semana / Atividades na 4ª e na 7ª semana
Nome da atividade:  De mãe para filha
Desenvolvimento:
- Realizar as atividades com os alunos. No final propor a eles a confecção de um livro de receitas com receitas da família.
- Propor o “Dia da Culinária” na Escola.
- Na 4ª semana realizar atividades com brincadeiras diversas.
- Na 7ª semana, aproveitando o tema, promover na Escola uma Campanha de Doações.

Facilitadores (as): Rita e Noeli
Escola (s): John Kennedy e João Batista Stocco
 Atividades propostas para a 3ª e para a 7ª semana
Nome da atividade:  ---
Desenvolvimento:
- Na 4ª semana debater sobre Bullying com os alunos; conscientizá-los. Levá-los à reflexão e promover produção de textos.
- Na 7ª semana, aproveitando o tema, promover na Escola uma Campanha de Doações de alimentos para uma família.
- Ainda na 7ª semana, debater com os alunos sobre voluntariado e  esclarecer dúvidas sobre Organizações Não Governamentais.

Facilitadores (as): Wilmary, Patrícia Barz e Viviane
Escola (s): Barão de Mauá, Jucondo D’Agostin e João José Gasparin
Atividade proposta para o 2º ano; 1ª semana
Nome da atividade: Viva a Água
Desenvolvimento:
- Feira de ciências;
- Utilizar o alfabeto móvel para montar o nome das frutas;
- Salada de frutas;
- Falar sobre a importância da água e da alimentação saudável;
- Confeccionar gráfico;
- Debater sobre culinária alternativa e cardápio em casa.




Facilitadores (as): Magna e Carmem, Liana e Elvira
Escola (s): Agripino João Tosin , Padre Angelo Alegrini, Cristovão Colombo
Atividade proposta para o 5º ano; 2ª semana
Nome da atividade: Montando a árvore
Desenvolvimento:
- Trabalhar os tipos de família;
- Teatrinho dos tipos de famílias;
- Montar a árvore genealógica de cada aluno;
- confeccionar um livrinho com assuntos das famílias;
- digitar uma entrevista com os pais ou responsáveis com relação a dados sobre a família, seus costumes,  origens, sonhos;
- fazer a entrevista e depois disso confeccionar a árvore genealógica com os alunos;
- montar no corredor da escola uma árvore com as árvores genealógicas de toda a turma.

Facilitadores (as): Sandra, Edina e Eliane
Escola (s): Isolina Ceccon e Pedro Viriato Parigot de Souza
Atividade proposta para o 3º ano; 1ª semana
Nome da atividade: Tarefas Domésticas
Desenvolvimento:
- através de um vídeo mostrar a diferença entre trabalho infantil e ajuda dentro de casa;
- atribuir pequenas responsabilidades para os alunos na escola e em casa;
- direitos e deveres dos pais e filhos em casa;
- produção de texto, desenho, teatrinho;

Facilitadores (as):  Vera e Priscila
Escola (s): Barão de Mauá e Monteiro Lobato
Atividade proposta para o 5º ano; 2ª semana
Nome da atividade: foto de família
Desenvolvimento:
- trazer para a sala foto de diferentes tamanhos, cores, formas, idade;
- montar uma exposição com as fotos;
- montar exposição de diferentes máquinas fotográficas;
- analisar diferenças entre fotos e máquinas antigas e recentes;
- conversa sobre as fotos tiradas e armazenadas em celulares, tablets, etc ;
- palestras com os pais a respeito das fotos dos celulares, tablets, etc.

Facilitadores (as): Adriana e Roseli
Escola (s): Jovino do Rosário e Jardim das Flores
Atividade proposta para o 4º ano; 1ª semana
Nome da atividade: cada um tem a sua
Desenvolvimento:
- construção d alinha do tempo;
- livro sanfonado com a linha do tempo;
- auxílio dos pais para contar o que mais marcou na linha do tempo da criança;
- expor para os demais colegas da escola e disponibilizar um tempo para que os colegas prestigiem a exposição;
- montar a linha do tempo da própria escola com a ajuda de todas as turmas;

Facilitadores (as): Ana Regina e Regina
Escola (s): Jardim Guarujá e Vitório Manoel Franceschi
Atividade proposta para o 1º ano; 7ª semana
Nome da atividade:
Desenvolvimento:
- organizar com as turmas da escola uma campanha de solidariedade;

Facilitadores (as): Rosimar, Glaucy e Fernanda
Escola (s): Padre Durval Secchi e Antônio Costa
Atividade proposta para o 5º ano; 1ª semana
Nome da atividade: para o bem estar
Desenvolvimento:
- convidar o dentista para visitar a escola;
- artes: cartazes
- fazer com que os alunos do 5º ano, após o estudo, tornem-se multiplicadores dos bons hábitos da higiene bucal para toda a escola;
- organizar um teatrinho sobre os bons hábitos de higiene;
- gráfico dos alimentos e bebidas que mais contribuem para as cáries, para danos aos dentes;

Facilitadores (as): Rita, Maria de Fátima, Salete, Alessandra e Aline
Escola (s): John Kennedy, Nossa Senhora de Fátima, Angelo Alegrini e João José Gasparin
Atividade proposta para o 4º ano; 3ª semana
Nome da atividade: Bulling
Desenvolvimento:
- interpretação da história da aula;
- pedir para que os alunos criem novas versões da mesma história;
- trabalhar o cyberbulling através do material existente na mestre tecla;
- pesquisas em grupos sobre o cyberbulling.
- mostrar para os alunos o que fazer em caso de cyberbulling, como se defender;
- levar os alunos ao final da aula a refletirem: como fica meu amigo, uma criança, um adulto que sofreu cyberbulling, fazer com que se coloquem no lugar dessa vítima.

Facilitadores (as): Silmara e Paola
Escola (s): Jardim Guarujá e Presidente Castelo Branco
Atividade proposta para o 3º ano; 3ª semana
Nome da atividade: Nome diferente
Desenvolvimento:
- Confeccionar um livrinho com a história do nome da criança;
- montar um acróstico com o nome da criança;
- pesquisar o significado do nome deles;
- desenho do autorretrato de cada um;

Facilitadores (as): Luciane, Cleuseli, Érica e Juliana
Escola (s): J.F. Weigert, Padre Jones João Tíbolla, Ângelo Falavinha Dalprá e Heitor Villa Lobos
Atividade proposta para o 3º ano; ª semana
Nome da atividade: Tarefas domésticas
Desenvolvimento:
- organizar uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e demais coisas para serem distribuídos entre os alunos mais carentes da própria escola;
- aproveitar essa campanha para trabalhar o conceito de desapego: o que é, como praticá-lo e qual o benefício desse sentimento para seu interior;
- na atividade do quarto, onde existem as questões a serem respondidas, organizar um gráfico com as respostas;
- produzir escrita e oralmente um texto sobre a situação de ter que dividir o quarto com o irmão(ã) ou outras pessoas;
- propor que o aluno reflita e discuta, apresentando ao professor e aos colegas o que ele pode fazer para melhorar essas situações apresentadas na atividade.

Facilitadores (as): Giseli, Marli e Caroline
Escola (s): Vitório Manoel Franceschi, Antônio André Johnsson e Jardim das Graças
Atividade proposta para o 4º ano; 2ª semana
Nome da atividade: O tempo e a família
Desenvolvimento:
- confeccionar um livro relacionado com a família de cada um priorizando a parte escrita, imagem e produção;
- montar uma exposição com os livrinhos;
- confeccionar cartazes, linha do tempo com fotos ou desenhos de cada um.

Facilitadores (as): Edlayne e Maria Regina, Silvana Vasco, Maria Beatriz, Edna, Elaine
Escola (s): Arlindo Andretta, Elvira Nodari, Jucondo D'agostin, Antônio Cavassin, Juscelino K.
Atividade proposta para o 1º ano; 2ª semana
Nome da atividade: De mãe para filha
Desenvolvimento:
- pesquisar receitas que as mães fazem e que as crianças mais gostam;
- trabalhar a questão da participação dos meninos na cozinha e nas atividades domésticas;
- pesquisar uma receita tradicional da família e anotar o nome de quem a faz ou fazia;
- compartilhar as receitas com todos na sala, lendo e escrevendo;
- explorar a questão da matemática presente nas medidas utilizadas nas receitas;
- investigar de onde essa receita é originária e explorar a geografia;
- compor um mural com as informações estudadas (receitas, dados geográficos e matemáticos);
- escolha ou sorteio de uma das receitas apresentadas para que seja convidada a pessoa que a passou para o aluno, para que venha fazer a receita junto com eles na escola;
- entrevista com esta pessoa;
- trabalhar as profissões relacionadas a alimentos e bebidas.

Facilitadores (as): Liana e Elvira
Escola (s): Cristovão Colombo
Atividade proposta para o 5º ano; 2ª semana
Nome da atividade: Montando a árvore
Desenvolvimento:
- Confeccionar um livrinho com a história do nome da criança;
- montar um acróstico com o nome da criança;
- pesquisar o significado do nome deles;
- desenho do autorretrato de cada um;

Facilitadores (as): Andressa e Deise
Escola (s): Imbuial da Roseira, Severo Ribeiro e Agripino João Tosin
Atividade proposta para o 2º ano; 6ª semana
Nome da atividade: mulheres na área
Desenvolvimento:
- montar um gráfico das mães que trabalham e qual o trabalho que desenvolvem;
- pesquisar mulheres que se destacam no Brasil e no mundo;
- conversar e refletir com as crianças qual o papel da mulher em diferentes locais: casa, igreja, ambiente profissional, etc.

Facilitadores (as): Adriane , Priscilla e Danyelle
Escola (s): Santa Isabel e Carlos Fontoura Falavinha
Atividade proposta para o 2º ano; 2ª semana
Nome da atividade: Tradições de família
Desenvolvimento:
- explorar as 7 embalagens das atividades com os preços;
- realizar operações matemáticas e situações-problema com as embalagens e seus valores;
- confeccionar dinheirinho e distribuir para os alunos e brincar de mercadinho com as embalagens;
- pesquisar receitas práticas de liquidificador para montar um livro de receitas práticas que será entregue na cozinha da escola para as merendeiras prepararem quando puderem;
- para a confecção da capa do livro, organizar um concurso com todos os alunos;
- com os alunos maiores, colar embalagens em uma folha e em outra folha eles irão ler a embalagem e preencher as respostas com os dados do produto: empresa, data de validade, matéria-prima, lote, modo de preparo, ingredientes utilizados, modo de uso, imagens existentes, vitaminas, valor nutricional, etc;
- pode-se até mesmo, presentear as mães com o livro das receitas práticas;

Facilitadores (as): Andresa e Camile
Escola (s): Parque Monte Castelo
Atividade proposta para o 4º ano; 5ª semana
Nome da atividade: Websegura
Desenvolvimento:
- Após a atividade, discutir a questão da segura na net.

Facilitadores (as): Daniele, Dayany e Elaine
Escola (s): João Batista Stocco e Juscelino Kubitscheck
Atividade proposta para o 4º ano; 7ª semana
Nome da atividade: Por uma boa causa
Desenvolvimento:
- Organizar uma campanha de arrecadação e montagem de cestas básicas entre os alunos da escola que são mais carentes;
- trabalhar pesos, medidas e itens da cesta básica.

Facilitadores (as): Neorides, Thaís e Débora
Escola (s): Parque Santa Terezinha, Drª Zilda Arns e Jardim Ana Maria
Atividade proposta para o 3º ano; 2ª semana
Nome da atividade: Muitas histórias
Desenvolvimento:
- pedir para que só alunos pesquisem histórias da família e compartilhem na sala;
- montar a árvore genealógica dos alunos;
- montar maquetes sobre os tipos de moradia;
- exposição das maquetes;
- pesquisar e trabalhar brincadeiras antigas que os pais e familiares brincavam;

Facilitadores (as): Nair Daniela
Escola (s): Drº Manoel Costa Curta
Atividade proposta para todos os anos
Nome da atividade: trabalhar a partir do desenho dos personagens
Desenvolvimento:
- através dos desenhos dos personagens, explorar a questão dos valores;
- trabalhar a questão de ser diferente através da figura do Miguel, da Laila e dos outros também;
- refletir com os alunos como o espaço da escola está organizado para receber e trabalhar com o diferente;
- propor aos alunos maiores trabalhar com o altruísmo: o que é, como praticá-lo, que benefícios traz para o interior de cada um.
- propor ainda aos alunos maiores que ajudem, auxiliem durante algumas horas na semana uma sala de alunos menores, por exemplo o pré II, o 1º ano em atividades que eles tenham dificuldades;

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário